A importância do entendimento dos indicadores na tomada de decisão de gestores públicos
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v63i3.103Resumen
Na literatura, existe concordância sobre a relação entre educação e desenvolvimento nos seus diversos sentidos. A partir dessa premissa, o artigo pretende examinar a diferença na relação entre desenvolvimento econômico (expresso em termos de renda) e educação, por meio das dimensões “renda e educação” de dois índices de desenvolvimento: o IDHM e o IMRS. Essa diferença foi estudada em relação às 10 regiões administrativas de Minas Gerais, exemplificando como a decisão dos gestores públicos pode ser influenciada pela seleção de diferentes indicadores, utilizados na formulação ou na avaliação das políticas públicas. Os resultados apontam que, no IMRS, a relação entre renda e educação pode não ter sido significativa ou ter sido menos intensa que a encontrada, quando se toma como referência o IDHM. Isso pode significar que a dimensão “educação”, nos indicadores, precisa incorporar, além das questões de acesso, aquelas relacionadas à qualidade da educação e aos recursos disponíveis.
Palavras-chave: Indicadores sociais; IDHM; IMRS
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