Os suportes de uma comunidade virtual de aprendizagem: uma experiência do Governo do Estado de São Paulo, Brasil

Autores/as

  • Tania Tavares-Silva
  • Paulo Dias
  • José Armando Valente

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v64i2.122

Resumen

Este artigo apresenta os quatro suportes de uma comunidade virtual de aprendizagem: a criação de um curso, na abordagem broadcast, contextualizado e significativo; a mediação técnica e pedagógica; participantes responsáveis e envolvidos; e a aprendizagem continuada. Criada pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo e Escola de Governo e Administração Pública, instituições vinculadas à Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo (Brasil), a comunidade virtual de aprendizagem foi utilizada como recurso para capacitação on-line de servidores públicos. Dessa experiência singular, verificou-se que um dos elementos estratégicos dos setores público e privado está no domínio de saber trabalhar em comunidades, como uma alternativa de aproveitar e aglutinar o aprendizado dos envolvidos. As interações sociais virtuais têm o poder de construir, por meio do compartilhamento das informações e das experiências de seus membros, soluções inovadoras para a sociedade como um todo.

Palavras-chave: aprendizagem continuada; capacitação on-line; comunidade virtual de aprendizagem; interações sociais; suportes de aprendizagem

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Publicado

2014-01-29

Cómo citar

Tavares-Silva, T., Dias, P., & Valente, J. A. (2014). Os suportes de uma comunidade virtual de aprendizagem: uma experiência do Governo do Estado de São Paulo, Brasil. Revista Do Serviço Público, 64(2), p. 223-247. https://doi.org/10.21874/rsp.v64i2.122

Número

Sección

Artigos