Evasão em cursos a distância: um estudo aplicado na Universidade Corporativa da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia

Autores/as

  • Ricardo Alonso Gonzalez Universidade Federal da Bahia
  • Janicleide Gonçalves do Nascimento Universidade Corporativa - SEFAZ/Ba
  • Luciana Barone Leite Universidade Corporativa - SEFAZ/Ba

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v67i4.1231

Palabras clave:

educação a distância, educação corporativa, evasão, administração pública, estudo de caso

Resumen

Um dos desafios da administração pública moderna é manter o seu quadro de pessoal capacitado para desenvolver as suas funções com qualidade e prestar um melhor serviço à sociedade. A educação a distância (EaD) apresenta-se como uma alternativa. Contudo, traz consigo uma questão que precisa ser melhor compreendida: o alto índice de evasão. O objetivo deste artigo é investigar os determinantes da evasão nos cursos EaD oferecidos pela Universidade Corporativa da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Para tanto, desenvolveu-se um estudo quantitativo em uma amostra composta por 530 inscritos nos cursos EaD oferecidos no primeiro semestre do ano de 2014, buscando identificar, entre as variáveis carga horária do curso, gênero, idade, localização do inscrito e cargo, evidências que explicassem os índices de evasão observados. Os resultados, obtidos por meio de regressão logística múltipla, sugerem que a localização do indivíduo exerce influência significativa na evasão.

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Biografía del autor/a

Ricardo Alonso Gonzalez, Universidade Federal da Bahia

Escola de Administração

Janicleide Gonçalves do Nascimento, Universidade Corporativa - SEFAZ/Ba

Ensino à distância

Luciana Barone Leite, Universidade Corporativa - SEFAZ/Ba

Ensino à distância

Publicado

2016-12-28

Cómo citar

Gonzalez, R. A., do Nascimento, J. G., & Leite, L. B. (2016). Evasão em cursos a distância: um estudo aplicado na Universidade Corporativa da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Revista Do Serviço Público, 67(4), 627 - 648. https://doi.org/10.21874/rsp.v67i4.1231

Número

Sección

Artigos