Custos invisíveis – conflitos de interesses e o não registro de juros, multas e atualizações monetárias: o caso da Universidade de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v68i1.1254Palabras clave:
Custos invisíveis, Universidade de Brasília, Faturas de energia elétrica e telefonia, Modelo Principal AgenteResumen
O estudo analisa a não contabilização de juros, multas e atualizações monetárias advindos do atraso nos pagamentos das faturas de energia elétrica e telefonia fixa nas despesas orçamentárias da Universidade de Brasília (UnB), como possíveis custos invisíveis. Apresenta-se uma análise sobre a representatividade financeira desses custos perante os recursos destinados para custeio das atividades institucionais. Relaciona-se essa situação com a ineficiência de processos na organização e com a falta de incentivos de agentes para reportar problemas, utilizando-se a teoria da agência para justificar conclusões. Também por meio dessa teoria se apresentam as políticas de incentivo e controle, que não devem ser descartadas dentro de um processo resolutivo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).