Necessidades de informação e competências informacionais no setor público: um estudo de caso

Autores

  • Silvânia Vieira de Miranda

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v59i1.140

Resumo

O texto apresenta parte do referencial teórico de pesquisa de doutorado, que buscou estabelecer relações teóricas e práticas entre as necessidades de informação de uma determinada atividade e as competências informacionais desenvolvidas para atendê-las. A premissa da pesquisa foi que a atividade estudada, a supervisão indireta de instituições financeiras, era intensiva em informação e poderia ser estudada como atividade informacional, a partir do uso de parâmetros informacionais. Os parâmetros utilizados nos modelos teóricos foram o ciclo e a tecnologia da informação e os contextos de comunicação da informação. A pesquisa empírica se iniciou com a identificação dos fatores críticos de sucesso da atividade, visando a posterior mapeamento das necessidades de informação e das competências dos profissionais supervisores. Os resultados obtidos e sua análise permitiram relacionar os fatores críticos de sucesso da atividade às necessidades de informação dos profissionais de supervisão indireta e às suas competências informacionais.

Palavras-chave: necessidades de informação, competências informacionais, fatores críticos de sucesso.

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Publicado

2014-02-18

Como Citar

Miranda, S. V. de. (2014). Necessidades de informação e competências informacionais no setor público: um estudo de caso. Revista Do Serviço Público, 59(1), p. 61-80. https://doi.org/10.21874/rsp.v59i1.140

Edição

Seção

Artigos