Escolas de governo e seu papel estruturante na formação de servidores em tempos de Nova Gestão Pública: relatos de experiências no Nordeste brasileiro

Autores/as

  • Jorge Luiz de Souza Evaristo Universidade Estadual do Ceará / Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Ana Cristina Batista-dos-Santos Universidade Estadual do Ceará / Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Rafaela Gomes da Silva Universidade Estadual do Ceará / Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Juliana Carvalho de Sousa Universidade Estadual do Ceará / Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Andreza Ferreira Mota Franco Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v70i0.1488

Palabras clave:

escolas de governo, Nova Gestão Pública, pesquisa qualitativa

Resumen

O texto estuda a relação entre os construtos escolas de governo e Nova Gestão Pública e os articula com o objetivo de compreender o papel das escolas de governo na formação de servidores públicos, no contexto da nova gestão pública brasileira. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com uso da entrevista narrativa como técnica de coleta de dados, junto a uma servidora pública responsável pela implementação e gestão de uma escola de Governo (Alfa); uma gestora pública que realizou várias das capacitações promovidas pela EG; e um gestor de órgão público que atua como facilitador e aluno da EG. A técnica de análise dos dados utilizada foi a análise temática de conteúdo, por meio da qual foram identificados os seguintes temas: i) história; ii) papéis; iii) estratégias e ações; iv) dificuldades, todos relacionados à história de Alfa e articulados com a literatura revisada. Conclui-se que, em meio a êxitos e dificuldades, Alfa constitui um caso exemplar do papel das escolas de governo como elementos estruturantes da NGP brasileira, na medida em que essas atuam na formação estratégica dos servidores que são, em última instância, aqueles que tornam possível a implantação dos modelos de gestão pública.

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Publicado

2019-12-06

Cómo citar

Evaristo, J. L. de S., Batista-dos-Santos, A. C., Silva, R. G. da, Sousa, J. C. de, & Franco, A. F. M. (2019). Escolas de governo e seu papel estruturante na formação de servidores em tempos de Nova Gestão Pública: relatos de experiências no Nordeste brasileiro. Revista Do Serviço Público, 70, 107-131. https://doi.org/10.21874/rsp.v70i0.1488

Número

Sección

Especial: Três Década de Enap e de Escolas de Governo (encerrada)