Percepções sobre (des)igualdade de gênero: estudo comparativo entre civis e policiais

Autores

  • Carla Cecília Rodrigues Almeida Universidade Estadual de Maringá
  • Marcos Aparecido de Souza
  • Éder Rodrigo Gimenes Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v69i1.1669

Palavras-chave:

igualdade de gênero, serviço público, sociedade civil, análise comparativa

Resumo

O artigo compara as percepções de civis e militares no que diz respeito aos atributos que esses dois grupos associam a homens e mulheres e às atitudes que nutrem sobre o princípio da igualdade de gênero. Para tanto, dialoga com contribuições da teoria feminista e dos estudos sobre cultura policial. Os dados provêm de surveys aplicados a amostras representativas de cidadãos civis do Município de Maringá (PR) e de policiais militares do mesmo estado. Identificamos que as imagens construídas sobre homens e mulheres e posições favoráveis à igualdade de gênero são semelhantes entre civis e policiais. O gênero dos respondentes é relevante no sentido de que mulheres apresentam maior propensão à igualdade, e elementos específicos da cultura policial influenciam posições sobre igualdade de gênero, tornando os homens ainda menos dispostos no que se refere a esse assunto quando o tema abordado diz respeito às rotinas de trabalho na instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éder Rodrigo Gimenes, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), docente do curso de Direito na Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA) e do curso de Tecnologia em Gestão de Organizações do Terceiro Setor no Centro Universitário de Maringá (CESUMAR). Segundo Líder do grupo de pesquisa "Cultura Política, Comportamento e Democracia" (UEM/CNPq), pesquisador do grupo de pesquisa "Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais" (NPMS - UFSC/CNPq) e do "Núcleo de Pesquisas em Participação Política" (NUPPOL - UEM). Autor de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, de capítulos de livros, da obra “Eleitores e partidos políticos na América Latina” e organizador da coletânea “Participação política e democracia no Brasil contemporâneo”.

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

Almeida, C. C. R., Souza, M. A. de, & Gimenes, Éder R. (2018). Percepções sobre (des)igualdade de gênero: estudo comparativo entre civis e policiais. Revista Do Serviço Público, 69(1), 239-264. https://doi.org/10.21874/rsp.v69i1.1669

Edição

Seção

Artigos