Percepções sobre (des)igualdade de gênero: estudo comparativo entre civis e policiais

Autores/as

  • Carla Cecília Rodrigues Almeida Universidade Estadual de Maringá
  • Marcos Aparecido de Souza
  • Éder Rodrigo Gimenes Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v69i1.1669

Palabras clave:

igualdade de gênero, serviço público, sociedade civil, análise comparativa

Resumen

O artigo compara as percepções de civis e militares no que diz respeito aos atributos que esses dois grupos associam a homens e mulheres e às atitudes que nutrem sobre o princípio da igualdade de gênero. Para tanto, dialoga com contribuições da teoria feminista e dos estudos sobre cultura policial. Os dados provêm de surveys aplicados a amostras representativas de cidadãos civis do Município de Maringá (PR) e de policiais militares do mesmo estado. Identificamos que as imagens construídas sobre homens e mulheres e posições favoráveis à igualdade de gênero são semelhantes entre civis e policiais. O gênero dos respondentes é relevante no sentido de que mulheres apresentam maior propensão à igualdade, e elementos específicos da cultura policial influenciam posições sobre igualdade de gênero, tornando os homens ainda menos dispostos no que se refere a esse assunto quando o tema abordado diz respeito às rotinas de trabalho na instituição.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Éder Rodrigo Gimenes, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), docente do curso de Direito na Faculdade Metropolitana de Maringá (FAMMA) e do curso de Tecnologia em Gestão de Organizações do Terceiro Setor no Centro Universitário de Maringá (CESUMAR). Segundo Líder do grupo de pesquisa "Cultura Política, Comportamento e Democracia" (UEM/CNPq), pesquisador do grupo de pesquisa "Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais" (NPMS - UFSC/CNPq) e do "Núcleo de Pesquisas em Participação Política" (NUPPOL - UEM). Autor de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, de capítulos de livros, da obra “Eleitores e partidos políticos na América Latina” e organizador da coletânea “Participação política e democracia no Brasil contemporâneo”.

Publicado

2018-03-29

Cómo citar

Almeida, C. C. R., Souza, M. A. de, & Gimenes, Éder R. (2018). Percepções sobre (des)igualdade de gênero: estudo comparativo entre civis e policiais. Revista Do Serviço Público, 69(1), 239-264. https://doi.org/10.21874/rsp.v69i1.1669

Número

Sección

Artigos