0 SETOR ELÉTRICO E SUAS RELAÇÕES... A indústria da construção
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1988Resumen
Na opção adotada pelo Brasil, para tornar-se auto-suficiente na produção de fontes nobres de energia, permitindo manter um ritmo sustentado e acelerado de desenvolvimento industrial, privilegiouse a construção de grandes barragens hidrelétricas. Esta opção era a que melhor se adequava à realidade geográfica brasileira. Com efeito, predominando no Brasil as áreas de planalto, bastante regadas pelas chuvas tropicais e com desníveis nos cursos fluviais, a construção de barragens revelou-se a forma mais imediata para obtenção de grandes recursos energéticos. Outras alternativas esbarraram nas carências naturais do país. O desconhecimento da ocorrência de grandes jazidas de petróleo e de carvão mineral, tornavam desvantajosas possíveis opções pela termeletricidade. Por seu turno, importantes jazidas de turfa e xisto betuminoso, se bem que disponíveis, pouco significam face ao atraso tecnológico nos processos de sua transformação em energia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).