Controle ambiental em fábricas de papel celulose
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v40i4.2157Resumen
A atividade industrial interage com a comunidade, tendo em vista que está a contém em três fases distintas: quando recebe fatores de produção; quando os processa; quando expede produtos, resíduos, etc. Na primeira fase, o efeito predominante dessa interação é o urbanístico; na segunda, o ambiental e na terceira, novamente o urbanístico. Como efeitos urbanísticos podemos citar a concentração populacional, a demanda de tráfego, a alteração da paisagem, e como efeitos ambientais as poluições do solo, água, ar, ruídos, vibrações. No início do processo de industrialização, a indústria era sinônimo de riqueza, de status. As atividades dispersas e de pequena dimensão pouco demandavam em termos de infraestrutura urbana; e a capacidade de autodepuração da natureza absorvia os efeitos ambientais gerados pelas atividades. Não havia, portanto, grande concentração de poluentes, o que veio ocorrer, posteriormente, em função do aglomerado urbano e industrial, fazendo com que as transformações sociais passassem a identificara indústria como algo opressor, sujo, inconveniente. Essa ressonância não foi devidamente prevista e cuidada pelo poder público, caminhando-se, então, rapidamente, para o esgotamento de fatores de produção, considerados anteriormente como inexauríveis, tais como: os recursos naturais, a energia, a infraestrutura urbana.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).