Movimentos de mulheres do campo e o Estado: um estudo sobre as políticas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher na realidade rural

Autores

  • Mariana de Lima Campos Fundação João Pinheiro (FJP) http://orcid.org/0000-0001-9505-6426
  • Flávia de Paula Duque Brasil Fundação João Pinheiro (FJP)

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v68i3.2292

Palavras-chave:

políticas públicas, mulher, violência contra a mulher, zona rural, movimento social, Estado e sociedade

Resumo

O reconhecimento das mulheres do campo enquanto sujeitos de direitos e a construção de políticas voltadas para suas agendas específicas têm como base ações coletivas protagonizadas historicamente por trabalhadoras rurais em todas as regiões do país. Este trabalho analisa a atuação dos movimentos de mulheres e seus papéis na formação das políticas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher do campo. Parte-se da discussão dos movimentos sociais, seus repertórios de ação e de interação com o Estado, enfatizando as possibilidades de influenciarem as políticas públicas.  Aborda-se a construção dessas políticas no âmbito nacional com a incidência dos movimentos de mulheres e, especificamente, o foco analítico detém-se na forma como essas iniciativas vêm sendo desenvolvidas em Minas Gerais. Ressaltam-se os efeitos da interação entre os movimentos de mulheres do campo e o Estado na concepção das iniciativas em nível nacional apesar de evidenciarem-se os desafios em nível subnacional no que se refere à absorção e tradução de suas demandas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana de Lima Campos, Fundação João Pinheiro (FJP)

Mestra em Administração Pública pela Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro (EG/FJP) com especialização lato sensu em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Flávia de Paula Duque Brasil, Fundação João Pinheiro (FJP)

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Grais (UFMG). Professora da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro (EG/FJP).

Downloads

Publicado

2017-09-29

Como Citar

Campos, M. de L., & Brasil, F. de P. D. (2017). Movimentos de mulheres do campo e o Estado: um estudo sobre as políticas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher na realidade rural. Revista Do Serviço Público, 68(3), 533-556. https://doi.org/10.21874/rsp.v68i3.2292

Edição

Seção

Seção temática: Gênero e políticas públicas (encerrada)