O papel da ouvidoria pública: uma análise a partir das dimensões funcional, gerencial e cidadã

Autores

  • Aline Regina Santos Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Jane Iara Pereira da Costa Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Fabrício Burger Universidade Federal de Santa Catarina - UDESC
  • Rafael Tezza Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v70i4.3200

Palavras-chave:

ouvidoria pública, participação cidadã, serviço público

Resumo

As ouvidorias públicas visam promover a melhoria da qualidade do serviço público a partir da livre manifestação do cidadão. Assim, assumem distintos papéis que englobam aspectos funcionais, como receber e analisar as manifestações; aspectos gerenciais, que envolvem a transformação das manifestações em possibilidades de melhoria no serviço público; e aspectos de cidadania, ao possibilitar que o cidadão exerça seu direito de participar na administração pública, fomentando o controle social. Considerando o exposto, o estudo objetiva analisar os papéis atribuídos à ouvidoria pública, observando como são aplicados e percebidos pelos ouvidores. Para tanto, uma pesquisa survey foi realizada com 156 ouvidores públicos vinculados ao Poder Executivo do Estado de Santa Catarina, permitindo cotejar os dados coletados às dimensões previamente identificadas. Mediante análise fatorial exploratória, foi possível identificar duas dimensões predominantes – e não três, como previsto anteriormente. Além disso, os resultados indicam a divulgação à comunidade, seja das demandas ou da ouvidoria em si, como atividade menos recorrente entre as realizadas pelos ouvidores, situação que estimula o debate sobre a natureza da própria ouvidoria pública.

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Biografia do Autor

Aline Regina Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora do Departamento de Administração Empresarial e do Programa de Pós-Graduação em Administração da ESAG-UDESC

Jane Iara Pereira da Costa, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professora do Departamento de Administração Empresarial da ESAG-UDESC

Rafael Tezza, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Professor do Departamento de Administração Empresarial e do Programa de Pós-Graduação em Administração da ESAG-UDESC

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

Santos, A. R., Costa, J. I. P. da, Burger, F., & Tezza, R. (2019). O papel da ouvidoria pública: uma análise a partir das dimensões funcional, gerencial e cidadã. Revista Do Serviço Público, 70(4), 630-657. https://doi.org/10.21874/rsp.v70i4.3200

Edição

Seção

Artigos