Modelo de maturidade de segurança cibernética para os órgãos da administração pública federal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v71i3.3210

Palabras clave:

segurança da informação, segurança cibernética, estratégia de segurança cibernética

Resumen

Este trabalho apresenta um modelo de maturidade de segurança cibernética para os órgãos da administração pública federal. Foi realizada uma pesquisa qualitativa para analisar os modelos de maturidade de segurança cibernética encontrados na literatura, os quais serviram de base para o desenvolvimento do modelo proposto. Para analisar, compreender e interpretar o material qualitativo, os procedimentos técnicos utilizados foram a análise de conteúdo e um questionário online. A análise de conteúdo foi dividida na fase de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, o que possibilitou a definição dos domínios para o modelo proposto. A aplicação do modelo foi realizada por meio do questionário online, com a participação de 35 (trinta e cinco) órgãos da administração pública federal. Os resultados demonstraram que, no geral, há baixa maturidade dos órgãos pesquisados em segurança cibernética. O modelo proposto atende o objetivo VII da estratégia de segurança cibernética, “Elevar o nível de maturidade de Segurança Cibernética na Administração Pública Federal”, bem como auxilia no aprimoramento da segurança cibernética no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antônio João Azambuja, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG) Porto alegre, RS, Brasil

Doutor em Educação e Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Chefe do Serviço de Segurança da Informação e Comunicações da Advocacia-Geral da União. Certificações: Principles of IT Management (EXIN). Information Security Foundation based on ISO/IEC 27002 (ISFS). EXIN Business Continuity Management Foundation based on ISO 22301 (BCMF). Scrum Fundamentals Certified (SFC). COBIT 5 Foundation.

João Souza Neto, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, DF, Brasil

 Doutor em Engenharia Elétrica pela Unb. Mestre em Engenharia Eletrônica pelo Philips International Institute da Holanda. Professor do Mestrado em Governança, Tecnologia e Inovação da Universidade Católica de Brasília. É certificado CGEIT, CRISC Trainer, CDSPE, COBIT 2019 Trainer, COBIT 2019 Design & Implementation, COBIT 5 Trainer, COBIT Certified Assessor, PMP, RMP, RCDD. É IEEE Senior Member. Presidente e membro fundador do Capítulo Brasília da ISACA.  

Publicado

2020-09-29

Cómo citar

Azambuja, A. J., & Neto, J. S. (2020). Modelo de maturidade de segurança cibernética para os órgãos da administração pública federal. Revista Do Serviço Público, 71(3), 660-712. https://doi.org/10.21874/rsp.v71i3.3210

Número

Sección

Artigos