No olho do furacão: protagonismo e incerteza nas Jornadas de Junho de 2013

Autores

  • Ricardo Fabrino Mendonça Departamento de Ciência Política / Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-7754-3359
  • Júlia Moreira de Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v70i4.3455

Palavras-chave:

Jornadas de Junho, Protagonismo, ação conectiva

Resumo

Este artigo discute a percepção que ativistas das Jornadas de Junho de 2013 têm sobre sua participação em tais protestos. Ele parte da literatura contemporânea sobre confronto político e organizações de movimentos sociais para abordar a forma singularizada como sujeitos projetam a si mesmos e a seus coletivos como protagonistas de um evento que é caótico e gigantesco. Em diálogo com os debates sobre ação conectiva e sobre o crescente questionamento de estruturas hierarquizadas de organização política, o texto explora o modo como muitos sujeitos se colocam no centro de acontecimentos que eles mesmos reconhecem os terem atropelado. A partir de 50 entrevistas realizadas em São Paulo e Belo Horizonte, aborda-se essa ambivalência paradoxal entre o ser atropelado pela história e o ser dela protagonista. Não se deseja argumentar que tal ambivalência seja fruto de um narcisismo individualista, mas que a grandiosidade disruptiva representada por Junho emerge, justamente, dessa articulação reticular de protagonismos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Fabrino Mendonça, Departamento de Ciência Política / Universidade Federal de Minas Gerais

É Professor Associado do Departamento de Ciência Política da UFMG e Professor Visitante na University of California Irvine (UCI), com apoio da Fulbright. Integra o Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital e é pesquisador do MARGEM - Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça. É Diretor de Cooperação Internacional da ABCP (2018-2020), bolsista de Produtividade do CNPq, Pesquisador Mineiro da Fapemig e um dos editores da Revista Compolítica. Seus interesses se voltam para teoria democrática, conflitos sociais e comunicação e política. Publicações recentes de sua autoria podem ser encontradas em Representation, Policy Studies, Political Studies, Constellations, Critical Policy Studies, Dados, Revista de Sociologia e Política, Opinião Pública, RBCS, BPSR e Galáxia. É um dos editores de Deliberative Systems in Theory and Practice (com S. Elstub e S. Ercan, Routledge, 2018), de Introdução à Teoria Democrática (com E. Cunha, Editora UFMG, 2018) e de Deliberação on-line no Brasil (com R. Sampaio e S. Barros, EDUFBA, 2016).

Júlia Moreira de Figueiredo, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Ciências Sociais pela UFMG e mestranda em Ciência Política pela mesma instituição. É atualmente consultora em programas e projetos sociais na Herkenhoff & Prates e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (MARGEM) na UFMG. Foi bolsista no projeto "Protestos e engajamento político: discurso e identidade em manifestações contemporâneas" e estagiária no projeto de extensão "Aprimoramento de Práticas Participativas". Também foi estagiária na Regional Leste da Prefeitura de Belo Horizonte, atuando no atendimento de usuários do Bolsa Família e cadastramento do CadÚnico. 

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

Mendonça, R. F., & Figueiredo, J. M. de. (2019). No olho do furacão: protagonismo e incerteza nas Jornadas de Junho de 2013. Revista Do Serviço Público, 70(4), 735-754. https://doi.org/10.21874/rsp.v70i4.3455

Edição

Seção

Artigos