Comprometimento Organizacional no Setor Público: um olhar sobre três décadas de produção científica brasileira (1989-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v71i3.3507

Palavras-chave:

comprometimento organizacional, setor público, produção científica

Resumo

O vínculo entre o trabalhador e a organização tem ganhado destaque no campo do comportamento organizacional, resultando na evolução de estudos que abordam construtos como o comprometimento organizacional. No setor público, a importância de investigar esse construto é premente, uma vez que trabalhadores comprometidos podem ser um meio para que a máquina pública execute seus objetivos de forma eficiente. Assim, este estudo visa analisar o estágio atual da produção científica brasileira sobre comprometimento organizacional no setor público. Para tanto, realizou-se uma revisão aprofundada da literatura, no período de 1989 a 2019, em que foram analisados 850 documentos de artigos disponíveis em bases científicas e portais de periódicos, além de artigos publicados em anais de quatro eventos científicos. Ao fim das análises, foram registrados 77 artigos científicos sobre comprometimento organizacional no setor público. Com base nesses artigos, foram discutidos atributos teórico-metodológicos das pesquisas, tais como: abordagem da pesquisa; focos e componentes do comprometimento; escalas utilizadas; antecedentes, consequentes e variáveis moderadoras do comprometimento; e esfera do setor público em que os estudos foram desenvolvidos. Os resultados indicam preponderância de estudos com abordagem quantitativa, com foco na organização e que analisaram o comprometimento sob a perspectiva dos componentes afetivo, continuação e normativo. Destaca-se o uso da escala proposta por Meyer e Allen. Dentre os antecedentes, consequentes e variáveis moderados, destacaram-se as variáveis sociodemográficas, políticas e práticas de recursos humanos, satisfação no trabalho e intenção de rotatividade. Por fim, observou-se que a maioria dos artigos foi desenvolvida com servidores que atuam na esfera federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Moreno Pinho, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil

Docente do Prgrama de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com período sanduíche na University of Western Ontario, no Canadá. Mestra em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Metodologia de Ensino e Técnicas de Pesquisa em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Evalda Rodrigues da Silva de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, CE, Brasil

Servidora Pública (Secretária Executiva) na Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui MBA em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Estácio do Ceará (Estácio/FIC). Especialista em Assessoria Executiva e Gestão Pública e Privada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Secretariado Executivo e Letras/Inglês pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Clayton Robson Moreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Pedro II, PI, Brasil

Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Doutorando e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui MBA em Gestão em Finanças, Controladoria e Auditoria pelo Centro Universitário INTA (UNINTA). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Downloads

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Pinho, A. P. M., Oliveira, E. R. da S. de, & Silva, C. R. M. da. (2020). Comprometimento Organizacional no Setor Público: um olhar sobre três décadas de produção científica brasileira (1989-2019). Revista Do Serviço Público, 71(3), 504-539. https://doi.org/10.21874/rsp.v71i3.3507

Edição

Seção

Artigos