A construção de um modelo de avaliação por profissionais e gestores de saúde: validação e consolidação de dimensões e indicadores de performance em serviços e unidades de saúde do SUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v71i3.3955

Palavras-chave:

avaliação ode processos e resultados, avaliação em saúde, indicadores básicos de saúde

Resumo

Após 30 anos do SUS ainda não se registra nenhum sistema nacional institucionalizado e contínuo de avaliação de resultados e desempenho em saúde pública, apesar do Estado brasileiro ter implementado ações estruturais no bojo da Nova Gestão Pública ou Gerencialismo, que exigem dos gestores esforços para monitorar resultados, controle e prestação de contas (accountability). Objetivo: estudaram-se alguns relevantes quadros teóricos (framework) e propostas de dimensões e indicadores de performance em serviços e unidades de saúde, visando construir um instrumento inovador a partir do conhecimento prévio de uma amostra de especialistas e gestores no contexto do SUS. Métodos: através de painéis colaborativos com 220 gestores e profissionais de saúde (em fases sucessivas - painel de especialistas, grupos Delphi e pesquisa de campo) captou-se valorações de ítens de avaliação no contexto do SUS. Os resultados obtidos de 108 especialistas e 112 gestores de saúde, foram objetos de análise descritiva e inferencial. Resultados/Conclusões: os ítens de avaliação de performance que surgiram e tiveram valorações médias acima do nível 3 (relevante) classificados como subcategorias (20 e 24 domínios de avaliação) e como categorias (cinco e seis macrodomínios de avaliação) foram usados para análise inferencial, com rigor metodológico. As análises de confiabilidade e validade resultaram em um modelo final de 17 domínios (indicadores) e quatro macrodomínios de avaliação que validaram um proxy de painel de indicadores e dimensões para unidades do SUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Galba Freire Moita, Ministério da Saúde / Universidade de Coimbra

Tecnologista em Monitoramento e Avaliação do Ministério da Saúde (MS). Pesquisador convidado da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Ceará). Pesquisador associado do Centre for Business and Economics Research (CeBER) da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (UC). Mestrado em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Doutor em Gestão - Ciência Aplicada à Decisão (Universidade de Coimbra). Pós-doutor em Saúde Internacional e Bioestatística (Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa).

Victor Manuel dos Reis Raposo, Universidade de Coimbra, Portugal

Doutor em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Ciências dos Sistemas nas Organizações. Professor Auxiliar da Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra. Coordenador do Mestrado em Gestão e Economia da Saúde, da Pós-graduação em Economia e Gestão em Organizações de Saúde, e do módulo Health Care Entrepreneurship financiado pelo European Institute of Technology (EIT). Investigador do Centre for Business and Economics Research (CeBER) e do Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC). Investigador e colaborador do Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS). 

Allan Claudius Queiroz Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desde 1993. Professor Residente do instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG (2019/2020). Coordenador do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da FACE/UFMG e Membro do Comitê Coordenador da Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

Downloads

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Moita, G. F., Raposo, V. M. dos R., & Barbosa, A. C. Q. (2020). A construção de um modelo de avaliação por profissionais e gestores de saúde: validação e consolidação de dimensões e indicadores de performance em serviços e unidades de saúde do SUS. Revista Do Serviço Público, 71(3), 540-581. https://doi.org/10.21874/rsp.v71i3.3955

Edição

Seção

Artigos