Educação do campo no Estado de São Paulo: análise do nível de ruralidade das escolas no desempenho escolar

Autores/as

  • Cláudia Souza Passador
  • José Eduardo Ferreira Lopes

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v65i1.426

Resumen

Este trabalho tem como objetivo central analisar a influência da localização da escola e da origem dos alunos (rural e urbano) na taxa de evasão, na taxa de aprovação / reprovação, no desempenho obtido no Ideb e na Prova Brasil. Para tanto, foram considerados os alunos do 5º ano (quarta série) do ensino fundamental das redes municipais e estaduais do Estado de São Paulo. A tipologia do IBGE para classificação das escolas em rurais e urbanas e o local de moradia dos alunos foram utilizados como forma de caracterizar o nível de ruralidade das escolas. O trabalho organiza um diagnóstico das políticas em andamento; aponta algumas diretrizes para o aperfeiçoamento das futuras intervenções na área específica de atuação governamental; e mostra que, em várias situações, o desempenho das escolas “rurais”, considerando os itens analisados, é inferior ao desempenho das escolas urbanas.

Palavras-chave: política educacional, educação, ensino público, indicador de desempenho, zona rural

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Publicado

2014-04-10

Cómo citar

Passador, C. S., & Lopes, J. E. F. (2014). Educação do campo no Estado de São Paulo: análise do nível de ruralidade das escolas no desempenho escolar. Revista Do Serviço Público, 65(1), 87 - 113. https://doi.org/10.21874/rsp.v65i1.426

Número

Sección

Artigos