O potencial da concessão de florestas públicas para o desenvolvimento socioeconômico e geração de emprego na Amazônia Legal
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v67i4.759Palabras clave:
política florestal, desenvolvimento socioeconômico, desenvolvimento sustentável, política de emprego, desigualdade social, pobrezaResumen
Na Amazônia Legal, diversas áreas com vocação para o manejo florestal sustentável padecem com baixos níveis de indicadores de qualidade de vida, contrastando com a riqueza de seus recursos naturais. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar a concessão florestal como instrumento de política pública para promover melhorias socioeconômicas para aquela região. Para tanto, realizou-se um levantamento das glebas públicas aptas à concessão, por meio de dados pesquisados no Serviço Florestal Brasileiro. Então foi estimado o potencial de vagas, utilizando-se a proporção do volume de madeira produzida por emprego gerado. O prognóstico foi confrontado com a situação dos estados amazônicos no que se refere à desocupação, ocupação formal e pobreza extrema. Dos resultados gerados, verificou-se que a concessão de florestas públicas tem condições de contribuir para geração de emprego e renda e para o combate à pobreza na região.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).