O desenvolvimento de competências gerenciais na prática dos gestores no contexto de uma Ifes centenária

Autores

  • Michelle de Andrade Souza Diniz Salles Fundação Oswaldo Cruz
  • Beatriz Quiroz Villardi Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v68i2.795

Palavras-chave:

alta administração pública, competência técnica profissional, administração pública

Resumo

Mesmo sem receber capacitação específica como requisito para gerir, os gestores de instituições federais de educação superior (Ifes) vêm conduzindo sua atividade gerencial. Assim, indagou-se: que competências os gestores desenvolveram no decorrer de sua trajetória gerencial na Ifes? Para este trabalho, realizou-se uma pesquisa qualitativa interpretacionista e hermenêutica, cujos dados, coletados com 19 gestores por entrevista, foram analisados indutivamente, o que permitiu explicitar as competências que os gestores acreditam ter desenvolvido no exercício da atividade gerencial na Ifes: as competências gerenciais, as políticas e também as atitudes. A pesquisa permitiu, ainda, explicitar as capacidades interpessoais e intrapessoais que os gestores entrevistados valorizam em outros gestores da Ifes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle de Andrade Souza Diniz Salles, Fundação Oswaldo Cruz

Graduada em Administração de Empresas pela UFRRJ, com pós graduação em Gestão de Pessoas, Pedagogia Empresarial e Gestão de Instituição de Tecnologia em Saúde. Atuana áreas de gestão de pessoas há 15 anos e é Analista de Gestão em Saúde na FIOCRUZ e exerce atividades na área de Gestão do Trabalho

Beatriz Quiroz Villardi, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da UFRRJ

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Salles, M. de A. S. D., & Villardi, B. Q. (2017). O desenvolvimento de competências gerenciais na prática dos gestores no contexto de uma Ifes centenária. Revista Do Serviço Público, 68(2). https://doi.org/10.21874/rsp.v68i2.795

Edição

Seção

Artigos