Mobilidade social e empoderamento: a percepção das mulheres beneficiárias do programa Bolsa Família em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v62i4.82Resumen
Esse trabalho teve como objetivo analisar os efeitos relacionados à mobilidade social e ao empoderamento das beneficiárias do Programa Bolsa Família em Minas Gerais. Foram utilizados procedimentos metodológicos analíticos, em um estudo de caso múltiplo com abordagem quantitativa. Foi realizada a validação dos constructos de mobilidade social e empoderamento, permitindo-se mensurar a intensidade da relação entre essas diferentes dimensões. Os resultados demonstram a melhoria significativa na vida das beneficiárias, o que pode possibilitar ascendência social. Contudo, observou-se, como fator limitante, o baixo grau de escolaridade das beneficiárias, mostrando-se a necessidade de conexão dos programas sociais com atividades educacionais e de geração de trabalho e renda, para inserção das mulheres no mercado de trabalho. Dessa forma, considera-se que o Programa Bolsa Família pode influenciar significativamente tanto no empoderamento quanto na mobilidade social das beneficiárias. Ademais, a articulação com atividades educacionais e produtivas pode avigorar os resultados de políticas públicas que defendam a justiça social e a diminuição das desigualdades existentes entre gêneros e classes sociais.
Palavras-chave: Políticas públicas, Programa Bolsa Família, mobilidade social, empoderamento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).