O aprendizado organizacional na implementação de políticas públicas industriais em três estados nordestinos.

Autores

  • Antônio Glauter Teófilo Rocha

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v58i4.184

Resumo

O objetivo deste artigo é ampliar o conhecimento atual sobre os processos de aprendizado na implementação de políticas públicas, procurando entender, em especial, os aspectos políticos envolvidos nesses processos e como eles influenciam a evolução e os resultados dessas políticas. Nesse sentido, com base em estudos de casos realizados sobre as políticas industriais implementadas pelos estados da Bahia, do Ceará e de Pernambuco nas últimas décadas, conclui-se que o aprendizado de indivíduos e grupos isoladamente dentro dos governos não parece garantir um efetivo aprendizado do governo na implementação de suas políticas. Nos casos estudados, o aprendizado organizacional mostra-se como um processo no qual aspectos políticos e cognitivos interagem sob as restrições de arranjos institucionais específicos. Esses aspectos políticos tanto podem filtrar, retardar e até mesmo impedir a assimilação organizacional do aprendizado de indivíduos ou de grupos, como, outras vezes, podem acelerá-lo.

Palavras-chave: Políticas públicas; políticas industriais; aprendizado organizacional; aspectos políticos.

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Publicado

2014-02-19

Como Citar

Rocha, A. G. T. (2014). O aprendizado organizacional na implementação de políticas públicas industriais em três estados nordestinos. Revista Do Serviço Público, 58(4), p. 465-503. https://doi.org/10.21874/rsp.v58i4.184

Edição

Seção

Artigos