Implantação da segurança na gestão da informação na administração pública: um estudo de caso no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

Autores

  • Angelo Eduardo Nunan Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Universidade Estadual do Amazonas
  • Mário José de Moraes Costa Filho Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.
  • Adriana Almeida Lima Universidade Estadual do Amazonas.

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v67i1.451

Resumo

A partir de uma visão moderna da gestão contemporânea, os órgãos da administração pública têm assumido uma nova postura na busca pela prestação de serviços de excelência à sociedade. Nesse contexto, a informação passou a exercer um papel preponderante e estratégico na tomada de decisões. Isso promoveu a necessidade de protegê-la de forma estruturada e adequada. Considerando a aplicação prática da pesquisa científica, este trabalho tem por objetivo analisar a implantação da segurança na gestão da informação no âmbito da administração pública e divulgar como o conhecimento pode ser aplicado em benefício do setor. A pesquisa apresenta um estudo de caso sobre a implantação da segurança da informação no âmbito do TCE-AM. Dentre os resultados alcançados, destaca-se a elevação do nível de proteção dos ativos, aumento da resiliência dos serviços e processos de trabalho e o fortalecimento dos controles internos e da imagem organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelo Eduardo Nunan, Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Universidade Estadual do Amazonas

Diretor de Controle Externo de Tecnologia da Informação e Coordenador do Comité Gestor de Segurança do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Amazonas e especialista em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas.

Mário José de Moraes Costa Filho, Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.

Auditor de Contas Públicas Estadual do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Bacharel em Direito e em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Amazonas.

Adriana Almeida Lima, Universidade Estadual do Amazonas.

Professora do ensino superior na Universidade Estadual do Amazonas. Mestre em Processo Civil pela Universidade de Portugal – UAL.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Nunan, A. E., Filho, M. J. de M. C., & Lima, A. A. (2016). Implantação da segurança na gestão da informação na administração pública: um estudo de caso no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. Revista Do Serviço Público, 67(1), 110 - 131. https://doi.org/10.21874/rsp.v67i1.451

Edição

Seção

Artigos