O RDC como nova aposta da administração pública gerencial em licitações: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v67i1.639Resumo
O objetivo do artigo é identificar uma correlação teórico-conceitual e empírica da Lei nº 8.666/93 para com o modelo burocrático tradicionalista de gestão pública, assim como uma correspondência do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) para com os pressupostos da administração pública gerencial. Para tanto, optou-se pela concepção de pesquisa descritiva, aplicada e qualitativa. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso, mediante pesquisa-ação no setor de licitações de uma universidade federal. Os resultados sugerem que as prerrogativas da Lei nº 8.666/93 convergem para os pressupostos do modelo burocrático tradicional, enquanto o RDC aproxima-se da noção da chamada burocracia flexível, no âmbito da nova gestão pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).