Estado, trabalho e seguridade social no Brasil: legados, transformações e desafios

Autores

  • Arnaldo Provasi Lanzara Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v67i1.643

Resumo

  • Este estudo analisa as diferentes conjunturas políticas e econômicas que presidiram a regulação pública do trabalho no Brasil e seus impactos na estruturação do mercado de trabalho. Para tanto, debruça-se sobre a importância dos legados da legislação social, e dos momentos de crise e contestação dessa mesma legislação, que constituíram a conturbada trajetória das relações de trabalho no contexto brasileiro. O legado da regulação do trabalho e da seguridade social no Brasil remonta às tentativas do Governo Vargas de estabelecer as bases do processo de sindicalização e de assalariamento formal. Após sucessivas crises que repercutiram desfavoravelmente no mercado de trabalho, a mobilização mais recente desse legado, em ambiente democrático, vem produzindo um novo movimento de formalização do trabalho. No entanto, a consolidação desse movimento enfrenta algumas dificuldades, persistindo consideráveis desafios relacionados à proteção dos trabalhadores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Provasi Lanzara, Universidade Federal Fluminense

Professor de Ciência Política e Políticas Públicas do Departamento de Administração Pública da Universidade Federal Fluminense (Volta Redonda) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento - INCT/PPED.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Lanzara, A. P. (2016). Estado, trabalho e seguridade social no Brasil: legados, transformações e desafios. Revista Do Serviço Público, 67(1), 32 - 55. https://doi.org/10.21874/rsp.v67i1.643

Edição

Seção

Artigos