Desigualdades no acesso ao serviço público e ao ensino superior

perfis de candidatos e ingressantes no curso de graduação em administração pública entre 2010 e 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v76ib.10671

Palavras-chave:

desigualdades educacionais, serviço público, ações afirmativas, Minas Gerais

Resumo

A desigualdade de acesso é uma característica compartilhada entre o ensino superior e carreiras no serviço público no Brasil. O Curso de Administração Pública (Csap) da Fundação João Pinheiro é um caso relevante, por ser simultaneamente um curso de graduação e uma etapa do concurso para Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. O artigo analisa o perfil de candidatos e ingressantes do Csap e sua relação com mudanças na carreira e no processo seletivo. Para delimitação dos perfis, foi utilizado o método Grade of Membership, considerando sexo, raça, renda e outros determinantes da exclusão educacional. Os resultados apontam para uma diversificação dos perfis de candidatos e ingressantes, decorrente da adoção de políticas afirmativas, não de modificações na carreira, iluminando as relações entre carreiras, regras de seleção e desigualdade no acesso às posições de prestígio. Mudanças que democratizam o processo seletivo podem não ter o mesmo efeito sobre o acesso à carreira; nem sempre mudanças que reduzem o peso de uma dimensão da desigualdade alteram outras dimensões com a mesma efetividade; os mecanismos pelos quais melhoras objetivas nas carreiras se traduzem em aumento de prestígio e competição por elas são indiretos e mediados pela assimetria de informação sobre sua atratividade.

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Biografia do Autor

Bruno Lazzarotti Diniz Costa, Fundação João Pinheiro (FJP), Belo Horizonte – MG, Brasil

Doutor em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador e professor da Fundação João Pinheiro (FJP).

Thiago Zordan Malaguth, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag), Belo Horizonte – MG, Brasil

Mestre em demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Anna Clara Ferreira Mattos, Fundação João Pinheiro (FJP), Belo Horizonte – MG, Brasil

Graduanda em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (FJP).

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

Lazzarotti Diniz Costa, B. ., Zordan Malaguth, T., & Ferreira Mattos, A. C. (2025). Desigualdades no acesso ao serviço público e ao ensino superior: perfis de candidatos e ingressantes no curso de graduação em administração pública entre 2010 e 2020 . Revista Do Serviço Público, 76(b), 110-134. https://doi.org/10.21874/rsp.v76ib.10671

Edição

Seção

Edição especial - Raça, racismo e equidade racial (encerrada)