Proposta de metodologia de avaliação da qualidade de resposta em ouvidoria

uso de princípios e diretrizes da Linguagem Simples

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v76i2.11246

Palavras-chave:

metodologia, qualidade, ouvidoria, linguagem simples, lei de acesso à informação (LAI)

Resumo

Um país como o Brasil tem quase 1000 ouvidorias ativas que ajudam a promover o exercício da cidadania por meio da garantia do acesso à direitos legitimados de expressão de manifestações como reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais pronunciamentos de usuários ou até mesmo na solicitação de pedidos de informação às organizações. Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para avaliar qualidade da resposta de ouvidorias às manifestações de cidadãos por meio da criação de um coeficiente de qualidade de resposta - CQR. O CQR visa medir a qualidade da resposta por meio de uma avaliação endógena, de forma quantitativa, antes do envio da resposta ao cidadão. A metodologia tem por base a elaboração de escala psicométrica para validação de itens de pesquisa e ainda afere a aderência das respostas aos princípios e diretrizes da Linguagem Simples e à Lei de Acesso à Informação. Os principais resultados esperados são a disseminação da cultura de linguagem simples, o fortalecimento institucional, a valorização do papel dos pontos focais e da visão sistêmica organizacional.

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Biografia do Autor

Pedro Carlos Resende Junior, Universidade Feevale, Novo Hamburgo – RS, Brasil

Pós-Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade do Algarve (UAlg). Pós-Doutorando em Administração pela Universidade Feevale. Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Administração Pública pela Universidade de Lisboa (ULisboa). Pós-Doutor em Gestão da Inovação pela Universidade do Minho (UMinho).

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

Resende Junior, P. C. (2025). Proposta de metodologia de avaliação da qualidade de resposta em ouvidoria: uso de princípios e diretrizes da Linguagem Simples. Revista Do Serviço Público, 76(2), 245-263. https://doi.org/10.21874/rsp.v76i2.11246