Proposta de instrumento para avaliação da governança organizacional em uma instituição do setor público.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v71i2.3523

Palavras-chave:

governança, setor público, avaliação

Resumo

Este estudo tem como objetivo propor um instrumento de avaliação da governança organizacional para uma instituição pública e foi construído a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Foi utilizada a perspectiva organizacional da governança, a qual está relacionada a incentivos, decisões administrativas e funcionamento da organização. A coleta de dados ocorreu por meio de análise documental, entrevistas semiestruturadas com especialistas e gestores de uma instituição de estudo e questionários. Para análise dos dados, foram empregadas as técnicas de análise documental e análise de conteúdo categorial, com avaliação da saturação teórica e do coeficiente de validação de conteúdo. Mediante análise dos referenciais de governança e da revisão de literatura foram definidas três categorias descritivas do constructo: gestão estratégica, pessoas e accountability, agrupando variáveis de governança. Após análise das entrevistas, observou-se a predominância da categoria gestão estratégica, seguida por pessoas e accountability. Então, o instrumento de avaliação, construído com 16 variáveis e contendo 58 itens, foi avaliado por sete juízes, resultando na proposta de instrumento de avaliação da governança organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nildete dos Passos Oliveira, Universidade Federal de Brasília (UnB), Brasília-DF, Brasil

Mestre em Administração Pública (UnB, 2017), especialista em Educação a Distância (UnB, 2008). Bacharel em Relações Internacionais (Unieuro, 2006). Pesquisadora-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em exercício na unidade de Auditoria Interna. 

Pedro Carlos Resende Junior, Universidade de Brasília (UnB), Brasília-DF, Brasil

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-Doutor em Gestão da Inovação pela Universidade do Minho. Professor do Mestrado Profissional em Administração (PPGA/UnB). Pesquisador Colaborador Pleno da Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Engenharia da Informação. Especialista em Qualidade e Produtividade. Especialista em Marketing. Bacharel em Tecnologia de Processamento de Dados.

Downloads

Publicado

2020-06-17

Como Citar

Oliveira, N. dos P., & Resende Junior, P. C. (2020). Proposta de instrumento para avaliação da governança organizacional em uma instituição do setor público. Revista Do Serviço Público, 71(2), 397-426. https://doi.org/10.21874/rsp.v71i2.3523

Edição

Seção

Artigos