Práticas de gestão do conhecimento na Contadoria Geral do Estado do Rio de Janeiro

Autores

  • Daique Nonato Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). https://orcid.org/0000-0003-1823-8538
  • Andréa Paula Osório Duque Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). https://orcid.org/0000-0003-2701-7876
  • Branca Terra Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

gestão do conhecimento, práticas de gestão do conhecimento, contabilidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral identificar quais práticas de gestão do conhecimento (GC) são utilizadas na Contadoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE), sob o aporte teórico de Batista et al. (2005). Como objetivos específicos, investigar se os profissionais da CGE desenvolvem práticas de GC, e identificar se essas práticas são aplicadas formalmente ou informalmente. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica e estudo de caso na CGE realizado de maio a junho de 2018. O resultado indica que as práticas formais de GC mais citadas na pesquisa foram aprendizagem organizacional, ferramentas de colaboração como portais corporativos. As práticas informais mais citadas foram normalização, gestão eletrônica de documentos, e comunidades de práticas. Pode-se inferir que as práticas informais são mais utilizadas que as formais, o que poderá ser normatizado futuramente.

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Biografia do Autor

Daique Nonato Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Mestre e Bacharel  em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Servidor público do Estado do Rio de Janeiro desde 2009, atuando como auditor na Controladoria Geral do Estado do Estado do Rio de Janeiro.

 

Andréa Paula Osório Duque, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Doutora e Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (IBICT/UFF). Bacharel em Administração de Empresas e Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Engenharia Florestal (UFRRJ) Professora do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da  Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Branca Terra, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

PhD and Master in Information Science from the Fluminense Federal University (IBICT/UFF). Bachelor's degree in Business Administration and Information Technology Management from Estácio de Sá University (UNESA), Forestry Engineering (UFRRJ) Professor of the Master's Program in Accounting Sciences at the State University of Rio de Janeiro (UERJ).

Tânia Maria de Oliveira Almeida Gouveia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

 

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Souza, D. N., Duque, A. P. O., Terra, B. R. C. dos S. S., & Gouveia, T. M. de O. A. (2022). Práticas de gestão do conhecimento na Contadoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. Revista Do Serviço Público, 73(3), 500-531. Recuperado de https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/4458

Edição

Seção

Artigos