Impacto da qualificação nas trajetórias profissionais dos servidores públicos federais

Autores

Palavras-chave:

escolas nacionais, capacitação continuada, retorno de capital humano, rotatividade de emprego

Resumo

O objetivo desta pesquisa é contribuir para o debate sobre os retornos dos investimentos na formação profissional continuada de servidores públicos. Usou-se um conjunto de dados que reúne informações sobre a participação de cursos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com as características socioeconômicas de todos servidores do Executivo federal entre 2006 e 2021. Estatísticas descritivas mostram um crescimento acentuado, sobretudo em cursos com carga horária média, entre 20 e 40 horas, e, também, queda no número dos participantes em 2020, com a mudança de cursos presenciais para a modalidade remota. Em geral, observou-se que cursos com maior carga horária apresentaram maiores taxas de aprovação. Por fim, aproveitamos os dados em painel para estimar o modelo Probit, regressões lineares e Poisson,  com e sem efeitos fixos, que indicam que depois de completar uma formação adicional, o servidor tem maior chance de ocupar um cargo diferente, assim como maior oportunidade de mudar de órgão,com remuneração mais elevada. Desse modo, confirmou-se que investimentos em capital humano trazem retornos positivos para o setor público brasileiro. Os resultados alcançados são robustos na amostra composta por servidores que completaram pelo menos uma formação adicional, quando aplicado o Propensity Score Matching.

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Biografia do Autor

Philipp Ehrl, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, DF - Brasil

Doutor em Economia pela Universidade de Passau. Professor e assessor na Universidade Católica de Brasília (UCB) no Programa de Mestrado e Doutorado em Economia. Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) .

Pedro Masson Sesconetto Souza, Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Brasília, Brasil

Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL/UnB). Analista de Políticas Sociais. 

Vinícius Silva de Souza, Universidade de Brasília (UnB), Brasília- DF, Brasil

Doutorando em Educação na linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (ECOE), vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Faculdade de Filosofia da Universidade de Brasília (PPG/FIL/UnB). Professor de Filosofia, Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

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Publicado

2023-08-07

Como Citar

Ehrl, P., Masson Sesconetto Souza, P. ., & Silva de Souza, V. . (2023). Impacto da qualificação nas trajetórias profissionais dos servidores públicos federais. Revista Do Serviço Público, 74(2), 487-514. Recuperado de https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/7738

Edição

Seção

Artigos