Impacto da qualificação nas trajetórias profissionais dos servidores públicos federais
Palavras-chave:
escolas nacionais, capacitação continuada, retorno de capital humano, rotatividade de empregoResumo
O objetivo desta pesquisa é contribuir para o debate sobre os retornos dos investimentos na formação profissional continuada de servidores públicos. Usou-se um conjunto de dados que reúne informações sobre a participação de cursos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com as características socioeconômicas de todos servidores do Executivo federal entre 2006 e 2021. Estatísticas descritivas mostram um crescimento acentuado, sobretudo em cursos com carga horária média, entre 20 e 40 horas, e, também, queda no número dos participantes em 2020, com a mudança de cursos presenciais para a modalidade remota. Em geral, observou-se que cursos com maior carga horária apresentaram maiores taxas de aprovação. Por fim, aproveitamos os dados em painel para estimar o modelo Probit, regressões lineares e Poisson, com e sem efeitos fixos, que indicam que depois de completar uma formação adicional, o servidor tem maior chance de ocupar um cargo diferente, assim como maior oportunidade de mudar de órgão,com remuneração mais elevada. Desse modo, confirmou-se que investimentos em capital humano trazem retornos positivos para o setor público brasileiro. Os resultados alcançados são robustos na amostra composta por servidores que completaram pelo menos uma formação adicional, quando aplicado o Propensity Score Matching.
Downloads
Referências
ADAMCZYK, W. B. Impacto da automação no Executivo federal no Brasil. Enap – Relatório de Pesquisa. Brasília: Enap, 2020.
ALVES, F. A.; CANDIDO, O. School effect and student performance: a Latin American assessment from PISA. Economía, v. 43, n. 86, p. 79-99, 2020.
AUTOR, D. Why are there still so many jobs? The history and future of workplace automation. Journal of Economic Perspectives, v. 29, n. 3, p. 3-30, 2015.
BECKER, G. Human Capital, NBER. New York: Columbia University Press, 1964.
BITTENCOURT, M. A.; ZOUAIN, D. M. Escolas de governo e a profissionalização do Servidor Público: estudo dos casos da Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas - ESPEA e da Fundação Escola de Serviço Público Municipal de Manaus - FESPM. Revista Adm. Made, v. 14, n. 2, p. 75-94, 2010.
BUDRÍA, S.; PEREIRA, P. T. The wage effects of training in Portugal: differences across skill groups, genders, sectors and training types. Applied Economics, v. 39, n. 6, p. 787-807, 2007.
CAVALCANTE, P.; CARVALHO, P. Profissionalização da burocracia federal brasileira (1995-2014): avanços e dilemas. Revista de Administração Pública, v. 51, n. 1, p. 1-26, 2017.
COSTA, J. S. D. M.; GAIGER, F.; AZEVEDO, B. D. S.; CARVALHO, S. S. D.; BARBOSA, A. L. N. D. H. Heterogeneidade do diferencial salarial público-privado. Mercado de Trabalho: conjuntura e análise, 26(68), 2020.
DALL’IGNA, S. M.; SPANHOL, F. J.; DE SOUZA, M. V. EaD na formação e capacitação de servidores públicos e da segurança pública – Reflexões. Revista Criar Educação, p. 01-17, 2016.
DIAS, D. M.; GUIMARÃES, M. D. G. V. Avaliação da capacitação profissional na prefeitura de Manaus. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 10, n. 3, p. 42-59, 2016.
EHRL, P. Impacto da qualificação nas trajetórias profissionais dos servidores públicos federais. Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Brasília, abr. 2022. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7081. Acesso em: 20 jun. 2022
EHRL, P.; MONASTERIO, L. Skill concentration and persistence in Brazil. Regional Studies, v. 53, n. 11, p. 1544-1554, 2019.
FALARIS, E. M. Private and public sector wages in Bulgaria. Journal of Comparative Economics, v. 32, n. 1, p. 56-72, 2004.
FONSECA, D. R. D.; CAMÕES, M. R. D. S.; LEMOS, J. P., & TORRES, M. D. D. F. Sistema de Escolas de Governo da União: perfil, identidade e desafios para institucionalização. Enap Cadernos, v. 40. Brasília: Enap, 2015.
GABILANEZ, S. L. V. L. Evasão em cursos de educação a distância, autoinstrucionais, no âmbito da Enap. Relatório de pesquisa. Enap: Brasília, 2020.
LIMA, J. D. O.; SILVA, A. B. D. Determinantes do desenvolvimento de competências coletivas na gestão de pessoas. Revista de Administração Mackenzie, v. 16, p. 41-67, 2015.
LOPEZ, F.; BUGARIN, M.; BUGARIN, K. Turnover of political appointments in Brazil, 1999 to 2012–key indicators. Journal of International Cooperation Studies, v. 22, n. 1, 2014.
MASSON, P.; PALOTTI, P.; DA VITÓRIA, F. S.; SHIKIDA, C.; MONASTERIO, L. M. Rota Fortunae: federal positions in Brazil (2000-2018). Enap, Manuscrito não publicado, 2021.
MINCER, J. Schooling, experience, and earnings. Columbia: New York: Columbia University Press (NBER), 1974.
MONASTERIO, L.; EHRL, P. Colônias de Povoamento versus Colônias de Exploração: de Heeren a Acemoglu. Análise Econômica, v. 37, n. 72, p. 213-239, 2019.
NELSON, L. C. N. Capacitação e afastamento de servidores públicos da União: distinção e aplicação combinada dos institutos jurídicos existentes. Segurança Pública & Cidadania, v. 4, n. 1, p. 35-72, 2012.
PEREIRA, V. D. F.; LIMA, J. E. D.; LIMA, J. R. F. D.; BRAGA, M. J.; MENDONÇA, T. G. D. Avaliação dos retornos à escolaridade para trabalhadores do sexo masculino no Brasil. Revista de Economia Contemporânea, v. 17, p. 153-176, 2013.
PONS, E.; BLANCO, J. M. Sheepskin effects in the Spanish labour market: a public–private sector analysis. Education Economics, v. 13, n. 3, p. 331-347, 2005.
PRAÇA, S.; FREITAS, A.; HOEPERS, B. Political appointments and coalition management in Brazil, 2007-2010. Journal of Politics in Latin America, v. 3, n. 2, p. 141-172, 2011.
ROCHA, W.; EHRL, P.; MONASTERIO, L. Financiamento da educação superior no Brasil: o impacto do programa Fies nos salários dos trabalhadores formais. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 50, n. 2, p. 7-30, 2020.
ROSENBAUM, P. R.; RUBIN, D. B. The central role of the propensity score in observational studies for causal effects. Biometrika, v. 70, n. 1, p. 41-55, 1983.
TANNEN, M. B. New estimates of the returns to schooling in Brazil. Economics of Education Review, v. 10, n. 2, p. 123-135, 1991.
TREVISOL, J. V.; MAZZIONI, L. A universalização da Educação Básica no Brasil: um longo caminho. Roteiro, v. 43, p. 13-46, 2018.
WANG, Y.-D., YANG, C. and WANG, K.-Y. Comparing Public and Private Employees’ Job Satisfaction and Turnover. Public Personnel Management, 41, 557-573, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Serviço Público
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).