Práticas inovadoras de gestão no contexto das universidades públicas brasileiras: validação da escala para medir seu grau de importância e adoção

Authors

  • Janice Janissek Universidade Federal da Bahia
  • Carolina Villa Nova Aguiar Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Tamilles Aquino Brito Mello Universidade Federal da Bahia
  • Rayane Suenia Ferreira Universidade Federal da Bahia
  • Marione Souza Campos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v68i2.1631

Keywords:

inovação, modelo de gestão, ensino superior, administração pública

Abstract

O objetivo do estudo é apresentar a validação de um instrumento para identificar o grau de importância e de adoção de um conjunto de práticas de gestão considerado inovador e que seja aplicável no contexto das universidades públicas federais brasileiras. O instrumento foi construído a partir da identificação de um conjunto de práticas inovadoras premiadas no ‘Concurso Inovação na Gestão Pública Federal” promovido pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública). A partir de tal identificação, procedeu-se uma análise de conteúdo, identificando categorias em torno das quais as práticas foram classificadas. Tais categorias foram conceituadas e uma segunda análise de conteúdo foi realizada para classificá-las em dimensões organizacionais. Após a identificação, conceituação e classificação das práticas, organizou-se uma escala contendo dezenove itens distribuídos em três fatores que mediu o grau de importância e de adoção de cada prática selecionada. A coleta de dados para a validação da medida envolveu uma amostra de 332 gestores que responderam ao questionário online, enviado por e-mail. Os participantes da pesquisa foram ocupantes de cargos de gestão das áreas administrativas e acadêmicas de quatro universidades públicas federais brasileiras. Após as análises de validação da escala, realizaram-se os ajustes, tendo como resultado a versão validada da escala composta por três fatores, totalizando dezesseis itens.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Janice Janissek, Universidade Federal da Bahia

Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia

Carolina Villa Nova Aguiar, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Professora Assistente do curso de psicologia

Tamilles Aquino Brito Mello, Universidade Federal da Bahia

Graduanda do curso de psicologia e bolsista de iniciação científica

Rayane Suenia Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Graduanda curso de psicologia e bolsista de iniciação científica

Marione Souza Campos, Universidade Federal da Bahia

Graduanda do curso de psicologia e bolsista de iniciação científica

Published

2017-06-30

How to Cite

Janissek, J., Aguiar, C. V. N., Mello, T. A. B., Ferreira, R. S., & Campos, M. S. (2017). Práticas inovadoras de gestão no contexto das universidades públicas brasileiras: validação da escala para medir seu grau de importância e adoção. Revista Do Serviço Público, 68(2). https://doi.org/10.21874/rsp.v68i2.1631

Issue

Section

Seção Temática: Inovação no Setor Público