Práticas inovadoras de gestão no contexto das universidades públicas brasileiras: validação da escala para medir seu grau de importância e adoção
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v68i2.1631Palabras clave:
inovação, modelo de gestão, ensino superior, administração públicaResumen
O objetivo do estudo é apresentar a validação de um instrumento para identificar o grau de importância e de adoção de um conjunto de práticas de gestão considerado inovador e que seja aplicável no contexto das universidades públicas federais brasileiras. O instrumento foi construído a partir da identificação de um conjunto de práticas inovadoras premiadas no ‘Concurso Inovação na Gestão Pública Federal” promovido pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública). A partir de tal identificação, procedeu-se uma análise de conteúdo, identificando categorias em torno das quais as práticas foram classificadas. Tais categorias foram conceituadas e uma segunda análise de conteúdo foi realizada para classificá-las em dimensões organizacionais. Após a identificação, conceituação e classificação das práticas, organizou-se uma escala contendo dezenove itens distribuídos em três fatores que mediu o grau de importância e de adoção de cada prática selecionada. A coleta de dados para a validação da medida envolveu uma amostra de 332 gestores que responderam ao questionário online, enviado por e-mail. Os participantes da pesquisa foram ocupantes de cargos de gestão das áreas administrativas e acadêmicas de quatro universidades públicas federais brasileiras. Após as análises de validação da escala, realizaram-se os ajustes, tendo como resultado a versão validada da escala composta por três fatores, totalizando dezesseis itens.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).