Ação afirmativa para ingresso de negros no ensino superior: formação multinível da agenda governamental

Autores

  • Tatiana Dias Silva PPGA/UnB IPEA

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v69i2.1771

Palavras-chave:

agenda pública – Brasil, ação afirmativa – raça, inclusão social, acesso à educação - ensino superior

Resumo

Este texto analisa o processo de formação da agenda governamental que passou a considerar o problema da desigualdade racial no ensino superior. Procura-se identificar os elementos que permitiram que uma situação conhecida há tanto tempo passasse a receber atenção da sociedade e do governo. Para tanto, recorreu-se aos modelos de Múltiplos Fluxos e do Equilíbrio Pontuado. Além de pesquisa documental, procurou-se incorporar a perspectiva dos atores por meio de análise de audiência pública organizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), cujo tema era a política de cotas para estudantes negros na Universidade de Brasília (UnB). Como resultado, verificou-se que os fluxos dos problemas, alternativas e da política criaram janela de oportunidade para o tema, tanto no nível das instituições de ensino superior (IES) como na política nacional. Processos de mudança multinível se mostraram cruciais para abrir espaço na agenda governamental para essa “nova” temática. 

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

Silva, T. D. (2018). Ação afirmativa para ingresso de negros no ensino superior: formação multinível da agenda governamental. Revista Do Serviço Público, 69(2), 8-35. https://doi.org/10.21874/rsp.v69i2.1771

Edição

Seção

Artigos