Gerenciamento de crises no setor público e suas influências sobre a administração: o caso da Operação Voucher no Ministério do Turismo

Autores

  • Bruna Ribeiro Silva Universidade de Brasília
  • Helena Araújo Costa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v69i2.1825

Palavras-chave:

gestão de crise, setor público – Brasil, estudo de caso - Ministério do Turismo

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a crise ocorrida em 2011, em decorrência da Operação Voucher, no Ministério do Turismo (MTur) e seu gerenciamento, bem como os impactos positivos e negativos decorrentes sobre a gestão do órgão. Para tanto, foi realizado um estudo de caso no MTur em que se procurou relatar os antecedentes e as fases da crise em estudo, descrever a forma como o órgão lidou com ela e verificar os impactos positivos e negativos dela sobre a gestão do órgão, dando enfoque nas cinco funções da administração. A pesquisa teve abordagem qualitativa e contou com a aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturado junto a sete respondentes-chave, identificados com auxílio da técnica do Snowball. A análise de dados foi realizada de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados revelaram que a citada crise apresentou impactos nas seguintes funções da administração: planejamento, organização, controle, execução e liderança. Foram identificados impactos negativos, tais como o acúmulo e atraso das demandas a serem resolvidas, a insegurança e as relações de trabalho estremecidas, que contribuem para um ambiente e clima organizacional desconfortáveis. Por outro lado, também revelaram-se impactos positivos, tais como melhorias no controle dos processos por meio da implantação de ferramentas e maior responsabilidade por parte dos servidores com o que é público, contribuindo para o fortalecimento da estrutura organizacional.

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Biografia do Autor

Bruna Ribeiro Silva, Universidade de Brasília

Graduação em Administração pela Universidade de Brasília.

Helena Araújo Costa, Universidade de Brasília

Professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade de Brasília e professora no Bacharelado em Turismo dessa universidade. Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento sustentável da Universidade de Brasília (2006-2009); mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI (2003-2005) e Bacharel em Administração de Empresas pela UnB (1999-2003).

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Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Silva, B. R., & Costa, H. A. (2018). Gerenciamento de crises no setor público e suas influências sobre a administração: o caso da Operação Voucher no Ministério do Turismo. Revista Do Serviço Público, 69(2), 90-116. https://doi.org/10.21874/rsp.v69i2.1825

Edição

Seção

Artigos