Gerenciamento de crises no setor público e suas influências sobre a administração: o caso da Operação Voucher no Ministério do Turismo

Autores/as

  • Bruna Ribeiro Silva Universidade de Brasília
  • Helena Araújo Costa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v69i2.1825

Palabras clave:

gestión de crisis, sector público, estudio de caso - Ministerio del Turismo

Resumen

O estudo teve como objetivo analisar a crise ocorrida em 2011, em decorrência da Operação Voucher, no Ministério do Turismo (MTur) e seu gerenciamento, bem como os impactos positivos e negativos decorrentes sobre a gestão do órgão. Para tanto, foi realizado um estudo de caso no MTur em que se procurou relatar os antecedentes e as fases da crise em estudo, descrever a forma como o órgão lidou com ela e verificar os impactos positivos e negativos dela sobre a gestão do órgão, dando enfoque nas cinco funções da administração. A pesquisa teve abordagem qualitativa e contou com a aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturado junto a sete respondentes-chave, identificados com auxílio da técnica do Snowball. A análise de dados foi realizada de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados revelaram que a citada crise apresentou impactos nas seguintes funções da administração: planejamento, organização, controle, execução e liderança. Foram identificados impactos negativos, tais como o acúmulo e atraso das demandas a serem resolvidas, a insegurança e as relações de trabalho estremecidas, que contribuem para um ambiente e clima organizacional desconfortáveis. Por outro lado, também revelaram-se impactos positivos, tais como melhorias no controle dos processos por meio da implantação de ferramentas e maior responsabilidade por parte dos servidores com o que é público, contribuindo para o fortalecimento da estrutura organizacional.

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Biografía del autor/a

Bruna Ribeiro Silva, Universidade de Brasília

Graduação em Administração pela Universidade de Brasília.

Helena Araújo Costa, Universidade de Brasília

Professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade de Brasília e professora no Bacharelado em Turismo dessa universidade. Doutora em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento sustentável da Universidade de Brasília (2006-2009); mestre em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI (2003-2005) e Bacharel em Administração de Empresas pela UnB (1999-2003).

Publicado

2018-06-29

Cómo citar

Silva, B. R., & Costa, H. A. (2018). Gerenciamento de crises no setor público e suas influências sobre a administração: o caso da Operação Voucher no Ministério do Turismo. Revista Do Serviço Público, 69(2), 90-116. https://doi.org/10.21874/rsp.v69i2.1825

Número

Sección

Artigos