Os Estados Unidos, o Brasil e a Guerra Fria, 1945-1960: fim do relacionamento
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v39i4.2243Abstract
A Guerra Fria trouxe significativa mudança nos alinhamentos da política externa americana, na medida em que antigos aliados passaram a adversários e inimigos recentes se transformaram em parceiros. A Alemanha e o Japão vêm, de pronto, à mente como exemplos do último caso, enquanto Que a China, antes amiga, já em 1950 se transformara em amargo antagonista. De modo menos dramático mas também com resultados profundamente negativos, durante a primeira década do pós-guerra Washington 'perdeu' o Brasil, quinto maior país do mundo e a oitava economia de mercado em 1981. Assim agindo, o governo americano praticamente garantiu o declínio, a longo prazo, de sua influência na América Latina.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).