A Sala de Imprensa no Esquema da Informação Governamental
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v0i2.2581Abstract
Qualquer redator ou repórter de certa experiência, credenciado junto a ministérios e repartições de alto nível do serviço Público, percebe, em pouco tempo, a importância de sua função. Não é um profissional qualquer que a direção de um jornal, de uma agência de notícias, de estação de rádio ou de TV designa para tais encargos. Embora muitos os chamados, poucos, realmente, são os escolhidos. Aplica-se também aqui a antítese evangélica, porquanto, para o desempenho correto de sua função, o profissional, antes de tudo, deve ser discreto e responsável. Mas, acima da discrição e da responsabilidade — virtude que se estende a qualquer categoria profissional — ao jornalista se exige mais um requisito: deve ter espírito público. Expressão um tanto deformada pelo mau uso ou abuso de que é responsável certo nefelibatismo decorrente do elogio fácil e da fácil oratória (que não são privilégios brasileiros), o espírito público representa tanto para o profissional credenciado que a falta de sensibilidade em compreendê-lo e assimilá-lo repercute de imediato no noticiário.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).