Os desafios da governança em rede no âmbito do Circuito Liberdade

Autores

  • Vinícius Henrique Campos Senra Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais
  • Kamila Pagel Oliveira Fundação João Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v69i4.3157

Palavras-chave:

governança, rede, administração pública – Brasil, estudo de caso

Resumo

Inaugurado em 2010, o Circuito Liberdade é um projeto cultural composto por um conjunto amplo e diversificado de espaços culturais. Localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o Circuito Liberdade é formado por uma complexa rede de atores, públicos e privados, sendo um de seus principais desafios o gerenciamento desse conjunto de espaços, em uma perspectiva de governança em rede, de modo a conferir um caráter integrado ao projeto. Este artigo tem o objetivo de analisar as ações, estratégias e instrumentos de governança em rede adotados pelo Circuito, a partir da realização de pesquisa documental, observação participante e aplicação de questionário aos gestores dos espaços em funcionamento. Conclui-se que a gestão do Circuito já realiza ações para a articulação entre os seus espaços, mas que ainda se faz necessária a adoção de outras estratégias de governança em rede, tais como: a melhoria da comunicação interna, a disseminação do projeto para além do nível estratégico do Circuito e a maior participação da sociedade civil, ou a consolidação das existentes para garantir a unidade do Circuito, pois prevalecem ações particulares e isoladas dos espaços culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kamila Pagel Oliveira, Fundação João Pinheiro

Subcoordenadora do Curso de Graduação. Doutora e Mestre em Administração pela UFMG. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Senra, V. H. C., & Oliveira, K. P. (2018). Os desafios da governança em rede no âmbito do Circuito Liberdade. Revista Do Serviço Público, 69(4), 983 - 1014. https://doi.org/10.21874/rsp.v69i4.3157

Edição

Seção

Artigos