A quantas anda a gestão de recursos humanos no setor público brasileiro? Um ensaio a partir das (dis)funções do processo de recrutamento e seleção – os concursos públicos

Autores

  • Fernando de Souza Coelho Universidade de São Paulo (USP)
  • Isabela de Oliveira Menon Prefeitura Municipal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v69i0.3497

Palavras-chave:

gestão de pessoas, concurso público, recrutamento de pessoal, seleção de pessoal, administração pública – Brasil

Resumo

Este artigo é um balanço sobre a gestão de recursos humanos (GRH) no setor público brasileiro, considerada como área funcional da administração pública e, portanto, como uma das dimensões para uma política pública de gestão. Após algumas provocações na introdução que problematizam a gestão de pessoas nos governos e nas organizações públicas no Brasil, o artigo analisa o processo de recrutamento e seleção, baseado no instituto do concurso público, como uma proxy das disfunções na GRH – assinalada pelo exacerbado foco jurídico e por falhas de natureza gerencial. Trata-se de um ensaio que abaliza a existência de um círculo vicioso do concurso público no país, argumenta sobre o anacronismo do modelo vigente dos certames e aponta alguns problemas oriundos da desintegração entre os subsistemas de ingresso no serviço público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando de Souza Coelho, Universidade de São Paulo (USP)

Professor da Universidade de São Paulo, no curso de graduação e no programa de pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP. Doutor e Mestre em Administração Pública e Governo pela EAESP-FGV.

Isabela de Oliveira Menon, Prefeitura Municipal de São Paulo

Diretora do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Gestão Pública de São Paulo. Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela EACH-USP.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Como Citar

Coelho, F. de S., & Menon, I. de O. (2018). A quantas anda a gestão de recursos humanos no setor público brasileiro? Um ensaio a partir das (dis)funções do processo de recrutamento e seleção – os concursos públicos. Revista Do Serviço Público, 69, 151 - 180. https://doi.org/10.21874/rsp.v69i0.3497

Edição

Seção

Especial: Repensando o Estado Brasileiro (encerrada)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)