Análise da implementação dos Institutos Federais de Educação no Piauí: escolha de municípios e cursos

Autores

  • José Tavares da Silva Neto Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
  • Guiomar de Oliveira Passos

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v66i1.416

Resumo

Examina-se o processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no estado do Piauí. Investiga-se a escolha dos municípios beneficiados com a implantação de campi e dos cursos ofertados pelos mesmos, inquirindo-se sobre a adequação do processo de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica no Piauí às diretrizes governamentais postas para a mesma, no que concerne à distribuição das unidades de ensino pelo território piauiense e à escolha dos cursos ofertados. Procede-se uma analise de política pública na fase de implementação, segundo o ciclo de vida da mesma, examinando sua engenharia institucional e os traços constitutivos dos programas dela decorrentes, analisando suas escolhas, verificando se estas observaram as diretrizes e intenções estabelecidas pelo formulador. Verificou-se que as escolhas realizadas, em alguns momentos, distanciaram-se do marco normativo, embora não colidindo na totalidade com o mesmo; em outras, aproxima-se dele, demonstrando a persecução do implementador às diretrizes postas.

Palavras-chave: administração estadual, administração da educação, ensino superior, capacitação profissional, estudo de caso.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Tavares da Silva Neto, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Gestão de Materiais e Patrimônio no Setor Público pela Universidade Gama Filho (UGF). Graduado em História (UFPI). É Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutra, especialidade Gestão e Infraestrutura, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Atua na área de gestão, orçamento, finanças e logística públicas. Estudos na área de políticas públicas.

Downloads

Publicado

2015-03-31

Como Citar

Tavares da Silva Neto, J., & de Oliveira Passos, G. (2015). Análise da implementação dos Institutos Federais de Educação no Piauí: escolha de municípios e cursos. Revista Do Serviço Público, 66(1), 75 - 95. https://doi.org/10.21874/rsp.v66i1.416

Edição

Seção

Artigos