O desempenho organizacional no setor público de ensino sob a ótica das capacidades organizacionais

um estudo de caso

Autores

Palavras-chave:

desempenho organizacional, capacidades organizacionais, setor público de ensino

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho organizacional percebido pelos servidores do Instituto Federal Catarinense, sob a ótica da ambidestria contextual, aprendizagem organizacional, clima de serviço, força da identidade e integração da visão, com base nas respectivas teorias de Birkinshaw e Gibson (2004), Marsick e Watkins (2003), Schneider, White e Paul (1998), Kreiner e Ashforth (2004) e Kohles, Bligh e Carsten (2012). Para tanto, apresenta-se uma breve revisão da literatura sobre o tema desempenho organizacional e os conceitos fundamentais, características e aplicações das capacidades organizacionais supracitadas. E, por fim, por meio da modelagem de equações estruturais, analisam-se os resultados da pesquisa empírica realizada em abril de 2016, através de questionário online. Os resultados sugerem a ambidestria contextual como principal preditor direto do desempenho da organização e a identidade organizacional como importante preditor indireto da performance.

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Biografia do Autor

Valdinei Cecilio, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Doutorando em Políticas Públicas e Mestre em Administração Pública pelo Instituto Universitário
de Lisboa (Iscte). Licenciatura Plena em Arte-Educação pela Universidade Estadual do CentroOeste (UNICENTRO). Atua como Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal Catarinense (IFC).

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Publicado

2022-03-30

Como Citar

Cecilio, V. (2022). O desempenho organizacional no setor público de ensino sob a ótica das capacidades organizacionais: um estudo de caso. Revista Do Serviço Público, 73(1), 136 - 167. Recuperado de https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/4525

Edição

Seção

Artigos