Reflexões sobre carreira, competências e dimensionamento para a Administração Pública brasileira

Autores

Palavras-chave:

carreira pública, competências, dimensionamento

Resumo

Este ensaio teórico, de natureza reflexiva e interpretativa, utiliza abordagem qualitativa, com objetivo de refletir sobre interseções e contribuições dos estudos de carreira para a discussão da administração pública brasileira, entrelaçando as discussões sobre carreira, competências e dimensionamento. Entendemos que a interseção entre os conceitos possibilita investigações e avanços dessa temática, dada a complementaridade dos olhares a partir das teorias de carreira. Isso porque tal interface conceitual consegue revelar um aspecto sem fronteiras, ou de aprendizagem contínua, ou de dual-career, considerando o contexto de vida ampliado, através da perspectiva organizacional ou percebendo as alterações ao longo da vida. Esses diferentes aspectos, combinados com a heterogeneidade de carreiras, cargos, pessoas, origens, motivações de (re)ingresso dos servidores públicos, demonstram um rico ambiente que oferece diversos prismas, com possibilidades e necessidade de diferentes abordagens.

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Biografia do Autor

Jair Jeremias Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Administração no PPGA-UFRGS, Mestre em Administração pela PUC-PR, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade União das Américas, Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Administrador na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)  e pesquisador do Observatório Internacional de Carreiras (OIC/UFRGS).

Alexandre Dal Molin Wissmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Administração pela FURG. Graduado em Administração e Processos Gerenciais, ambos pela UNIJUÍ. Professor de Administração. Pesquisador do Observatório Internacional de Carreiras (OIC/UFRGS).

Jhony Pereira Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS. Graduado em Administração pela UniRitter. É professor da Escola de Negócios da FADERGS (Ânima Educação). Pesquisador do Observatório Internacional de Carreiras (OIC/UFRGS). 

Arthur Gehrke Martins Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS). MBA em Economia Comportamental pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Metodista IPA. Pesquisador do Observatório Internacional de Carreiras (OIC/UFRGS). 

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Publicado

2023-05-08

Como Citar

Jeremias Junior, J., Dal Molin Wissmann, A., Pereira Moraes, J. ., & Gehrke Martins Andrade, A. . (2023). Reflexões sobre carreira, competências e dimensionamento para a Administração Pública brasileira. Revista Do Serviço Público, 74(1), 287 - 304. Recuperado de https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/5447

Edição

Seção

Artigos