Reflexiones sobre carreras, competencias y dimensionamiento para la Administración Pública brasileña

Autores/as

Palabras clave:

carrera pública, habilidades, dimensionamiento

Resumen

Este ensayo teórico, de naturaleza reflexiva e interpretativa, utiliza un enfoque cualitativo, con el objetivo
de reflexionar sobre las intersecciones y contribuciones de los estudios de carrera para la discusión
de la administración pública brasileña, entrelazando discusiones sobre carrera, competencias y
dimensionamiento. Entendemos que la intersección entre los conceptos permite investigaciones y avances
en esta temática, dada la complementariedad de miradas desde las teorías de carrera. Eso porque tal
interfaz conceptual logra revelar un aspecto sin fronteras, o de aprendizaje continuo, o de doble carrera, considerando el contexto ampliado de la vida, a través de la perspectiva organizacional o percibiendo los cambios a lo largo de la vida. Esos diferentes aspectos, combinados con la heterogeneidad de carreras, cargos, personas, orígenes, motivaciones de (re)ingreso de los servidores públicos, demuestran un entorno rico que ofrece diferentes prismas, con posibilidades y necesidad de diferentes enfoques.

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Biografía del autor/a

Jair Jeremias Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Administração no PPGA-UFRGS, Mestre em Administração pela PUC-PR, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade União das Américas, Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Administrador na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)  e pesquisador do Observatório Internacional de Carreiras (OIC/UFRGS).

Alexandre Dal Molin Wissmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Administração pela FURG. Graduado em Administração e Processos Gerenciais, ambos pela UNIJUÍ. Professor de Administração. Pesquisador do Observatório Internacional de Carreiras (OIC/UFRGS).

Jhony Pereira Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS. Graduado em Administração pela UniRitter. É professor da Escola de Negócios da FADERGS (Ânima Educação). Pesquisador do Observatório Internacional de Carreiras (OIC/UFRGS). 

Arthur Gehrke Martins Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS). MBA em Economia Comportamental pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Metodista IPA. Pesquisador do Observatório Internacional de Carreiras (OIC/UFRGS). 

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Publicado

2023-05-08

Cómo citar

Jeremias Junior, J., Dal Molin Wissmann, A., Pereira Moraes, J. ., & Gehrke Martins Andrade, A. . (2023). Reflexiones sobre carreras, competencias y dimensionamiento para la Administración Pública brasileña. Revista Do Serviço Público, 74(1), 287 - 304. Recuperado a partir de https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/5447

Número

Sección

Artigos