Segurança cibernética: política brasileira e a experiência internacional
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v68i1.864Keywords:
modelo de segurança cibernética, estratégia nacional de defesa, política cibernética de defesaAbstract
O ciberespaço comporta diferentes serviços baseados em infraestruturas críticas que necessitam de proteção contra os crimes cibernéticos, como as tentativas de acesso a ativos de informação das organizações públicas e privadas. Nesse contexto, as políticas de segurança cibernética são fundamentais, pois definem o marco regulamentar a partir do qual as ações de segurança cibernética são estabelecidas e monitoradas, e os papeis e as responsabilidades são designados. Este artigo aborda o tema da segurança cibernética e a sua importância em nível mundial. Para isso, realiza-se pesquisa documental com o uso da técnica de análise de conteúdo para comparar as diretrizes da Política Cibernética de Defesa do Brasil (PCD) com as diretrizes das políticas de outros países (EUA, Índia, África do Sul e Reino Unido). O objetivo é enriquecer a discussão de ações nessa área.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).