Segurança cibernética: política brasileira e a experiência internacional

Autores

  • Alcyon Ferreira de Souza Junior Universidade Católica de Brasília http://orcid.org/0000-0002-1561-4422
  • Rosalvo Ermes Streit Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v68i1.864

Palavras-chave:

modelo de segurança cibernética, estratégia nacional de defesa, política cibernética de defesa

Resumo

O ciberespaço comporta diferentes serviços baseados em infraestruturas críticas que necessitam de proteção contra os crimes cibernéticos, como as tentativas de acesso a ativos de informação das organizações públicas e privadas. Nesse contexto, as políticas de segurança cibernética são fundamentais, pois definem o marco regulamentar a partir do qual as ações de segurança cibernética são estabelecidas e monitoradas, e os papeis e as responsabilidades são designados. Este artigo aborda o tema da segurança cibernética e a sua importância em nível mundial. Para isso, realiza-se pesquisa documental com o uso da técnica de análise de conteúdo para comparar as diretrizes da Política Cibernética de Defesa do Brasil (PCD) com as diretrizes das políticas de outros países (EUA, Índia, África do Sul e Reino Unido). O objetivo é enriquecer a discussão de ações nessa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcyon Ferreira de Souza Junior, Universidade Católica de Brasília

Alcyon Junior, evangelizador do software livre, é Consultor, Instrutor e Palestrante sobre Segurança Cibernética e Software Live, Professor na Universidade Católica de Brasília e Universidade Paulista e mantenedor do Portal TIC http://portaltic.com.

Três graduações em Tecnologia de Informação, com ênfase em redes de computador. Especialista em Redes de Computador pela CISCO e MBA em Governança de TI. Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação com ênfase em Segurança Cibernética pela Universidade Católica de Brasília. Doutorando em Engenharia Elétrica com ênfase em Segurança da Informação. 

Certificações Internacionais: Information Security Based on ISO/IEC 27002 (ISFS), ITIL® Foundation Certificate in IT Service Management (ITILF), Cisco Networking Academy Program (CNAP), MVM e LPIC-1.

Rosalvo Ermes Streit, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Administração pela UFRGS, na área de Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão, mestre em Ciência da Computação pela UFRGS, na área de Sistemas de Informação, especialista em Administração Estratégica de Sistemas de Informações pela FGV/EBAP/DF e graduado em Engenharia Elétrica (ênfase Eletrônica) pela PUCRS. Tem experiência na área da ciência da computação e administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da informação, sistema financeiro, sistemas complexos, modelos analíticos e de simulação, com ênfase nos modelos baseados em agentes. Possui sete anos de experiência profissional na empresa Edisa Informática/HP Brasil, como Engenheiro de Testes e de Produto, tendo participado de projetos de transferência de tecnologia com a empresa americana Hewllet Packard (HP) para a manufatura de discos magnéticos no Brasil. No período de 2008 ao primeiro semestre de 2010 atuou como professor convidado na Escola FGV de Brasília (Fundação Getúlio Vargas), nos cursos MBA em Estratégia Empresarial e MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação. Atualmente é docente-pesquisador do Mestrado em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação da Universidade Católica de Brasília, e analista do Banco Central do Brasil (desde 1994). É membro da Association for Computing Machinery (ACM), desde 04/2013.

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

Souza Junior, A. F. de, & Ermes Streit, R. (2017). Segurança cibernética: política brasileira e a experiência internacional. Revista Do Serviço Público, 68(1), 107 - 130. https://doi.org/10.21874/rsp.v68i1.864

Edição

Seção

Artigos