Os dois sistemas são bons: tradição comanda
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v43i6.1924Resumen
Dividem-se os regimes políticos das nações entre duas fórmulas de governo: o Parlamentarismo e o Presidencialismo, já que o regime de governo de diretório só se implantou na Suíça, além de suas experiências no Uruguai.
O Parlamentarismo nasceu e se desenvolveu, como se sabe, na Europa, onde no século XIII foram adotados os nomes de “Parlement” na França e de “Parliament”na Inglaterra, para designar a princípio a reunião do conselho real (“curia regis”), e, mais tarde, uma permanente corte de justiça que se foi independentizando da autoridade real e passando a constituir um corpo de decisões que foram, cada vez mais, adquirindo vocalização para debate dos problemas de interesse geral, até virem a se converter no verdadeiro centro de decisão dos assuntos nacionais. Assim, o poder, antes enfeixado nas mãos do Rei, o soberano único, passou a ser exercido gradativamente pelo Parlamento com o Rei e, mais tarde, pelo Parlamento apenas, reservado ao Rei um papel meramente simbólico. E os Primeiros-Ministros são, hoje em dia, nos países de governo parlamentar, os reais detentores do Poder Executivo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).