Co-financiamento de projetos de bens de produção da carga financeira entre vários países
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v40i3.2188Resumen
Apresentarei algumas considerações sobre o problema da interligação do financiamento de manufaturados brasileiros com os países industrializados. Os últimos quinze anos assistiram à revolução na exportação de bens de capital e serviços correlatos dos países industrializados e semi-industrializados. A Kluckner Group Company pode oferecer um exemplo, quando, em 1967, tentou organizar o financiamento, pela Alemanha Ocidental, de fábrica de fertilizante na Tanzânia, no valorde65milhõesde marcos alemães e prazo de oito anos. O teto do crédito alemão erade50 milhões de marcos alemães e o prazo de seis meses. Articulação com seis outros países industrializados produziu um pacote de financiamento de 140 milhões de marcos alemães, suficiente para a construção de duas fábricas, o que prontamente faculta ao Grupo Kluckner estabelecer, para um período compreendido entre sessenta e setenta anos, suas próprias companhias em todos os principais países industrializados, tornando-se, assim, possível selecionar subsídios de crédito de exportação nesses países, bem como à companhia, oferecer a seus clientes ultramarinos as melhores condições de concorrência e financiamento em bases multinacionais para cada projeto específico.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).