Regiões metropolitanas, a experiência brasileira e suas perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.21874/rsp.v40i1.2313Resumen
Os resultados preliminares do último censo apresentaram a face marcante do Brasil dos anos 80: um país urbano. Os dados revelaram que: a) 67% da população brasileira, cerca de 80 milhões de pessoas, vivem nas cidades; b) 29% dessa população, ou seja, aproximadamente 36 milhões de habitantes, residem nas nove regiões metropolitanas; c) cerca de trezentos, dos 4 mil municípios brasileiros, concentram metade da população nacional. Este quadro significa que, do ponto de vista territorial, o país vem sofrendo um processo de urbanização acelerada e de concentração demográfica, com tendência a agravar os desequilíbrios regionais e a provocar distorções no crescimento das cidades. Significa, também, que está ampliada a responsabilidade social do administrador público, no sentido de orientar os investimentos de forma a promover a ocupação mais equilibrada do nosso território, através do estabelecimento de um sistema de cidades que assegure melhor distribuição regional do desenvolvimento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- A RSP adota a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição – Uso Não-Comercial (BY-NC).
- A licença permite que outros remixem, adaptem e criem obra licenciada, sendo proibido o uso com fins comerciais.
- As novas obras devem fazer referência ao autor nos créditos e não podem ser usadas com fins comerciais, porém não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos dessa licença.
- Ao publicar o artigo na RSP, o autor cede e transfere para a ENAP os direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo.
- O artigo publicado na RSP não poderá ser divulgado em outro meio sem a devida referência à publicação de origem.
- O autor que tiver o artigo publicado na RSP deverá assinar o Termo de Concessão de Direitos Autorais (em momento oportuno a editoria da Revista entrará em contato com o autor para assinatura do Termo).