A participação eletrônica no Uruguai, Chile e Colômbia a partir da teoria da ação comunicativa

Autores/as

  • Jorge Lheureux de Freitas PUCRS
  • Marie Anne Macadar PUC-RS
  • Eder Henriqson

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v70i2.3238

Palabras clave:

participação eletrônica, teoria da ação comunicativa, governo aberto, avaliação, Uruguai, Chile, Colômbia

Resumen

Baseado nos depoimentos de representantes de organizações não governamentais, o objetivo desta pesquisa consistiu em estudar e comparar a participação eletrônica no Uruguai, Colômbia e Chile com fundamento na teoria da ação comunicativa (TAC). As evidências mostraram que Chile e Colômbia contam com lei específica que regula o tema e que a Colômbia é a única das três nações com um programa institucional de e-participação. As entrevistas indicaram que a presença da e-participação em todos os países é tímida e que, apesar da percepção de discurso governamental e vontade política favoráveis, os recursos disponíveis, nesse âmbito, estão aquém do necessário. Por final, as contribuições fizeram emergir uma discussão sobre a conveniência do modelo preconizado pela Open Government Partnership (OGP).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jorge Lheureux de Freitas, PUCRS

Mestre em Administração da Informação pela Escola de Negócios da Faciuldade de Administração, Comtabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica.

Doutorando em Administração da Informação pela Escola de Negócios da Faciuldade de Administração, Comtabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica.

 

Marie Anne Macadar, PUC-RS

Professora Visitante da  Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, FGV/EAESP, Brasil.

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, Brazil

Eder Henriqson

Professor Titular e Decano da Escola de Negócios da Faciuldade de Administração, Comtabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica.

Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Publicado

2019-06-28

Cómo citar

Freitas, J. L. de, Macadar, M. A., & Henriqson, E. (2019). A participação eletrônica no Uruguai, Chile e Colômbia a partir da teoria da ação comunicativa. Revista Do Serviço Público, 70(2), 239 - 266. https://doi.org/10.21874/rsp.v70i2.3238

Número

Sección

Artigos