Comunicação entre deputados federais brasileiros e cidadãos: há responsividade no contato por e-mail?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v71i3.3747

Palabras clave:

responsividade, tecnologia da informação e comunicação, Poder Legislativo

Resumen

Este trabalho buscou investigar o grau de responsividade dos deputados federais brasileiros quando contatados, por um cidadão, por meio eletrônico. Considerando as oportunidades de interação possibilitadas pelas tecnologias da comunicação e informação (TICs) e o dever da administração pública de um Estado democrático de dialogar com a população, verificou-se a importância de avaliar como os representantes do povo têm respondido ao contato realizado por um cidadão. Para tanto, foram realizados dois experimentos que consistiram no envio de e-mails para deputados federais, e as respostas foram analisadas com base em critérios advindos do conceito de “responsividade” – princípio chave da democracia. Foram enviados três e-mails para cada parlamentar, mas o índice de resposta foi de apenas 11,16%, número muito inferior ao obtido em outros estudos que aplicaram metodologia semelhante. No quesito qualidade das respostas, obteve-se notas regulares. Dessa forma, levando-se em conta o objeto de pesquisa aqui tratado, ou seja, os e-mails oficiais das deputadas e deputados, conclui-se que os parlamentares e seus assessores ainda apresentam um grande déficit quanto ao cumprimento do papel de informar e dialogar com os cidadãos. Assim, o uso de recursos tecnológicos oficiais na intermediação da relação entre parlamentares e população parece muito longe de atingir um caráter efetivamente democrático.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luíza Amália Soares Franklin, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG, Brasil

Doutoranda em Administração Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue e Mestre em Administração pela UFV. 

Marco Aurélio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG, Brasil

Pós-Doutor em Administração Pública por Rutgers University - The State University of New Jersey - USA. Bacharel  em Administração e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa-UFV. Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa, atuando no ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação em Administração e Contabilidade e nos Programas de Pós-graduação em Administração e de Extensão Rural como orientador no Mestrado e Doutorado. Bolsista de Produtividade do CNPq em  Administração Pública.

Ana Paula Teixeira Campos, Departamento de Administração e Contabilidade - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil

Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Mestre em Extensão Rural (2016) e Pós-doutorado em Administração (2018) com ênfase em Administração Pública na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bolsista de extensão pelo CNPq em projeto vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDs/UFV).

Publicado

2020-09-29

Cómo citar

Franklin, L. A. S., Ferreira, M. A. M., & Campos, A. P. T. (2020). Comunicação entre deputados federais brasileiros e cidadãos: há responsividade no contato por e-mail?. Revista Do Serviço Público, 71(3), 631-659. https://doi.org/10.21874/rsp.v71i3.3747

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a