Comunicação entre deputados federais brasileiros e cidadãos: há responsividade no contato por e-mail?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21874/rsp.v71i3.3747

Palavras-chave:

responsividade, tecnologia da informação e comunicação, Poder Legislativo

Resumo

Este trabalho buscou investigar o grau de responsividade dos deputados federais brasileiros quando contatados, por um cidadão, por meio eletrônico. Considerando as oportunidades de interação possibilitadas pelas tecnologias da comunicação e informação (TICs) e o dever da administração pública de um Estado democrático de dialogar com a população, verificou-se a importância de avaliar como os representantes do povo têm respondido ao contato realizado por um cidadão. Para tanto, foram realizados dois experimentos que consistiram no envio de e-mails para deputados federais, e as respostas foram analisadas com base em critérios advindos do conceito de “responsividade” – princípio chave da democracia. Foram enviados três e-mails para cada parlamentar, mas o índice de resposta foi de apenas 11,16%, número muito inferior ao obtido em outros estudos que aplicaram metodologia semelhante. No quesito qualidade das respostas, obteve-se notas regulares. Dessa forma, levando-se em conta o objeto de pesquisa aqui tratado, ou seja, os e-mails oficiais das deputadas e deputados, conclui-se que os parlamentares e seus assessores ainda apresentam um grande déficit quanto ao cumprimento do papel de informar e dialogar com os cidadãos. Assim, o uso de recursos tecnológicos oficiais na intermediação da relação entre parlamentares e população parece muito longe de atingir um caráter efetivamente democrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luíza Amália Soares Franklin, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG, Brasil

Doutoranda em Administração Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue e Mestre em Administração pela UFV. 

Marco Aurélio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa, MG, Brasil

Pós-Doutor em Administração Pública por Rutgers University - The State University of New Jersey - USA. Bacharel  em Administração e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa-UFV. Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa, atuando no ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação em Administração e Contabilidade e nos Programas de Pós-graduação em Administração e de Extensão Rural como orientador no Mestrado e Doutorado. Bolsista de Produtividade do CNPq em  Administração Pública.

Ana Paula Teixeira Campos, Departamento de Administração e Contabilidade - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil

Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Mestre em Extensão Rural (2016) e Pós-doutorado em Administração (2018) com ênfase em Administração Pública na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bolsista de extensão pelo CNPq em projeto vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDs/UFV).

Downloads

Publicado

2020-09-29

Como Citar

Franklin, L. A. S., Ferreira, M. A. M., & Campos, A. P. T. (2020). Comunicação entre deputados federais brasileiros e cidadãos: há responsividade no contato por e-mail?. Revista Do Serviço Público, 71(3), 631-659. https://doi.org/10.21874/rsp.v71i3.3747

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)